
61,7% dos brasileiros adotam práticas integrativas segundo Fiocruz
Data: 7 de agosto de 2021A pandemia te trouxe mais ansiedade, medo e insônia? Você decidiu procurar práticas como meditação, reiki, yoga ou homeopatia? Segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 61,7% dos brasileiros buscaram nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) o alívio e a prevenção de sintomas físicos e emocionais causados pela mudança brusca nas nossas vidas.
Iniciada em agosto de 2020, a pesquisa feita em todo território nacional de forma online mostra a importância da utilização das práticas integrativas como suporte à qualidade de vida, sendo uma forma eficaz de autocuidado e equilíbrio do ser, sem, claro, substituir os protocolos definidos pela comunidade cientifica para tratamento da Covid-19.
Os resultados consolidados em dezembro 2020, mostram que:
- 61,7% dos brasileiros utilizaram práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) em sua rotina de autocuidados;
- 28,2% das pessoas fazem meditação ou utilizam a fitoterapia;
- 21,6% praticam ou recebem REIKI;
- 16,4% utilizam a aromaterapia;
- 14,5% tomam homeopatia.
Além disso, 25% das pessoas praticam de quatro a mais PICS ao mesmo tempo (foram avaliadas as 29 modalidades de práticas integrativas reconhecidas pelo SUS).
Quer conhecer a pesquisa? Clique aqui.